Confira as produções que estão fazendo muita falta!
Por Nicole Machado
O cancelamento de diversas séries vem sendo algo recorrente nas plataformas de streaming. Os motivos? Variados. Podem ser devido à baixa audiência, ao alto custo de produção, etc. Mas o único ponto em comum entre todos os cancelamentos é a insatisfação dos fãs. Quem acompanha a série desde o início acaba se apegando à história e aos personagens, aumentando o desejo de que haja um final digno àquela produção. Que tal ver uma listinha de séries que foram canceladas injustamente?
ANNE WITH AN E
A atração foi cancelada no fim de 2019 e, com isso, foi encerrada na terceira temporada. A decisão desapontou o público que acompanhou o seriado, porque ainda havia muitas histórias para serem contadas. A série é baseada no romance Anne of Green Gables, escrito por Lucy Maud Montgomery e publicado em 1908. Sem dúvidas, Anne With an E foi um grande sucesso mundial – principalmente por sua exibição na plataforma da Netflix. Mas diante de todo esse sucesso, por que a atração foi cancelada?
Embora nenhuma razão oficial para o cancelamento tenha sido apresentada, há uma especulação muito forte sobre o motivo, que teria algo a ver com o fim da parceria entre a Canadian Broadcasting Company (CBC) e a Netflix. O canal canadense e a plataforma de streaming produziam a série juntos e, com o encerramento do contrato entre eles, a produção de Anne With an E não pôde seguir em frente.
Desde o cancelamento, Anne With an E vem sendo tema de várias campanhas de fãs. Uma petição para a renovação da série, inclusive, já ultrapassou a marca de 1 milhão de assinaturas. E por que a série não foi resgatada por outra emissora, ou mesmo pela Netflix, para uma produção independente?
Isso pode ter algo a ver com uma espécie de cláusula contratual da Netflix com a própria CBC. Além disso, há um outro detalhe: os direitos de produção ainda estão sob o poder da CBC e, com isso, o canal canadense não estaria disposto a entregá-lo para a Netflix, no intuito da produção de uma quarta temporada.
A série aborda diversas questões sociais muito importantes que, embora se passem nos anos 1900, são extremamente atuais, como o feminismo, os não-brancos e a população LGBTQIA+. A produção apresenta e aborda essas questões com um grande cuidado, de uma forma sutil e, ao mesmo tempo, com muita originalidade. A série terminou com outras questões ainda em aberto, mas, infelizmente, parece que não é por agora que teremos a nossa Anne de volta às telinhas.
THE SOCIETY
Essa série foi uma das vítimas da Netflix, streaming recordista na quantidade de produções canceladas. The Society foi renovada em julho de 2019 para a 2ª temporada, que deveria responder a muitas perguntas deixadas sem respostas pela 1ª temporada. Entretanto, em agosto de 2020, foi anunciado o cancelamento da série. De acordo com a Netflix, a culpa foi da pandemia da Covid-19, que acabou elevando os custos de várias produções e algumas séries, como The Society, tinham um elenco grande, o que tornaria inviável qualquer gravação. Só que, vamos lá, não sei se essa é uma justificativa um tanto plausível, já que diversas produções, por mais que tenham atrasado o seu cronograma devido à pandemia, continuaram a sua programação. Queremos uma justificativa melhor, dona Netflix, bora lá!
O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA
A Netflix cancelou oficialmente a série antes mesmo da estreia da 4ª temporada e avisou que esta seria a última. Os fãs estranharam a decisão do streaming, porque a série tinha uma boa audiência e boas avaliações. Em teoria, não houve nenhuma razão específica para o cancelamento. A decisão se encaixa mais nas tendências da Netflix; não é muito comum vermos séries com várias temporadas na plataforma. Os fãs ainda tentaram uma petição para salvar a produção, mas o final da 4ª temporada deixa claro que uma renovação é um sonho que está longe de se tornar realidade.
THE OA
The OA foi cancelada em 2019 pela Netflix, com apenas 2 temporadas. A série terminou com várias perguntas sem respostas, o que causou uma grande comoção por parte dos fãs, com o anúncio do cancelamento da produção. O principal motivo para o cancelamento da série parece ser o custo da produção, de acordo com o site The Wrap. Eles explicam que, aparentemente, o rendimento de The OA com o público não era o suficiente para manter o seriado vivo, uma vez que o gasto seria muito alto.
THE MAGICIANS
Lançada no final de 2015, a série é baseada nos livros de mesmo nome do autor Lev Grossman e pegou os fãs de surpresa quando o final da 4ª temporada deu sinais de que o fim da série poderia estar próximo. Após a sua 5ª temporada, The Magicians foi cancelada pela Syfy. Os criadores afirmaram que já previam esse cancelamento, porque o programa acabou se tornando muito caro para o canal justificar a sua continuação. De acordo com os produtores do programa, eles conseguiram fazer uma conclusão que funcionasse como um desfecho ideal para a série (será mesmo?).