Franquia Chicago: qual o motivo do seu sucesso?

chicago-serie

Chicago Fire, Chicago PD e Chicago Med são séries de tirar o fôlego e que possuem grande audiência nos EUA

Por Nicole Machado

Em 2012, ia ao ar o primeiro episódio da série americana Chicago Fire, que conta sobre o dia a dia de um Corpo de Bombeiros. Essa trama é um dos raros exemplos que, mesmo com 10 temporadas, continua a arrebanhar espectadores. Mais raro ainda é o fato de que seus dois spin-offs, Chicago P.D. e Chicago Med. seguem o mesmo caminho.

As três séries, criadas por Dick Wolf, estão no top 10 de séries mais vistas da TV aberta dos EUA, com uma média de 10 milhões de espectadores cada. A razão do sucesso vem dos tramas envolventes e de um roteiro que não se prende apenas ao drama. Nos EUA, essa franquia também atrai por grandes fatores sociais, como os dilemas econômicos e as pautas sobre violência e racismo, já que Chicago é uma das cidades mais perigosas do país. A combinação ajuda a fluir o cruzamento das histórias entre as séries, chamados de crossovers, que ocorrem quando há o encontro de dois grupos inseridos no mesmo universo em um filme ou série.

Episódio 8×04 de Chicago Fire iniciou o crossover com Chicago PD e Chicago Med (Foto: NBC/Reprodução)

Muitas vezes, tramas derivadas de outra acabam sobrecarregando a série principal, mas, na franquia Chicago, isso não acontece, pois cada uma tem os seus pontos fortes e fazem o maior sucesso. Entretanto, como nem tudo são flores, houve um spin-off da franquia que não deu nem um pouco certo: Chicago Justice. 

A série tinha foco no mundo jurídico e, após a sua primeira temporada, em 2017, foi cancelada. De início, a série contratou dois atores que estavam em Chicago P.D. para chamar a atenção do público (e acabou conseguindo), mas, no decorrer da temporada, a emissora NBC decidiu dar um fim à série. Um dos motivos de seu cancelamento foi devido aos índices de Chicago Justice, que eram os menores entre todos os programas da franquia. Mas se você acredita que o cancelamento da série não significa o fim da história para os personagens, está completamente enganado. Como existe a franquia, o elenco pode voltar a aparecer e fazer participações em alguns episódios.

Chicago Justice (Foto: Reprodução)

No ano passado, a NBC anunciou uma notícia que não agradou nem um pouco aos fãs: a saída do ator Jesse Spencer, que interpreta Matthew Casey, em Chicago Fire. Na trama, Casey toma a decisão de se mudar para Oregon, com o objetivo de cuidar de Griffin e Ben, filhos de seu amigo Andy Darden, que faleceu no episódio de estreia da série, durante um resgate. Essa mudança acabou deixando o 51º Batalhão de Corpo de Bombeiros sem um capitão e a questão de quem vai assumir esse cargo ainda é uma incógnita. A maior aposta (e a pessoa ideal para o cargo) é Stella, que, na temporada passada, acabou passando no exame para tenente.

A saída de Casey também traz complicações para o seu relacionamento com Silvie, que apoiou a sua decisão e concordou em tentar um relacionamento à distância. O produtor da série afirmou que o ator avisou com antecedência sobre a sua saída e que, por isso, teve tempo de estruturar o roteiro para fazer um desfecho digno para o personagem, ao contrário de Alex Karev, em Grey’s Anatomy, por exemplo. Mas para a alegria de todos, o nosso queridinho Casey fez uma participação especial no último episódio da 10ª temporada da série, fazendo com que a vontade de tê-lo de volta aumentasse ainda mais <3

No Brasil, a série é transmitida pelo canal pago Universal TV e pelos streamings GloboPlay e Amazon Prime Video. Se quiser assistir em altíssima qualidade e sem travar, é super fácil: ligue para a Città Telecom e contrate a melhor internet em fibra óptica! Lembrando que contratando 150 mega, você leva uma internet de 300 mega! Faça a sua adesão em menos de 2 minutos! Tenho certeza de que você não vai se arrepender 😉

× Vendedor online