Wi-Fi: essa tecnologia gere o nosso dia a dia, mas será que a conhecemos bem?

Wi-Fi: essa tecnologia gere o nosso dia a dia, mas será que a conhecemos bem? Certamente, alguma vez você recebeu uma visita e teve que ouvir um pedido de “Me passa a senha!” antes mesmo de um “Como vai a vida?”. Essa poderosa funcionalidade adianta a sua vida, mas quando a velocidade cai, ela também é motivo de irritação.

Nesses casos, a nossa primeira providência é ligar para o provedor de internet e fazer a atendente ouvir poucas e boas. Pobre moça do telemarketing! Sim, você está pagando e merece o melhor serviço. Mas você sabia que nem sempre o baixo desempenho do seu Wi-Fi está ligado a questões que envolvem as empresas?

Essas falhas também podem ser atribuídas a algumas decisões não tão boas que tomamos na hora de instalar nossos roteadores, por exemplo. Por essa razão, muitas vezes, nós mesmos podemos otimizar a velocidade do nosso Wi-Fi com algumas mudanças práticas dentro de nossas casas. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas preciosas. Acompanhe!

 

Wi-Fi: como funciona esta tecnologia?

Abreviatura de Wireless Fidelity (Fidelidade sem Fio, em tradução livre), o Wi-Fi é uma tecnologia de comunicação que transmite dados através de frequências de rádio ou infravermelhos. Por essa razão, não precisamos de cabos para conectarmos nossos dispositivos a ele. Essas ondas são transmitidas por um roteador, cuja antena é capaz de decodificar e emitir os sinais que recebe.

Os dispositivos que se conectam em uma rede Wi-Fi se comunicam através do protocolo IEE 802.11, que estipula padrões de transmissão e codificação para as comunicações sem fio. Estima-se que a abrangência de um roteador pode chegar a até 300 metros em ambientes externos. Já as trocas de informações ocorrem em frequências que variam de 2.4 GHz a de 5GHz.

 

Wi-Fi: que tipo de fatores pode atrapalhar o desempenho?

O principal fator que influencia na qualidade do sinal do Wi-Fi é o local em que ele está armazenado. Afinal, a conta pode ser proporcional: quanto mais perto você está do roteador, melhor será a sua qualidade de navegação. Procure deixar seu roteador em um local central da sua residência.

Dica importante: guarde em um lugar em que a antena possa ficar a, pelo menos, 1,5m do chão. Mas se você tem uma casa muito grande, a principal recomendação é instalar um repetidor de sinal. É um aparelho que recebe o sinal gerado pelo roteador e o replica, amplificando a sua conexão para uma área mais abrangente.

Evite deixar o seu roteador próximo a itens metálicos, como parafusos, e a objetos de vidro, como aquários e espelhos. Peças confeccionadas com estes materiais prejudicam a recepção do sinal pelo dispositivo. O indicado é posicionar o aparelho próximo a paredes de madeira ou de tijolo, materiais que não causam obstrução da conexão.

A quantidade excessiva de dispositivos conectados também pode ser vilão da sua navegação. Se você costuma dar festinhas em casa e sai distribuindo a senha para todos os convidados, o sinal perderá a qualidade devido à demanda.

Vale destacar, também, a necessidade de se colocar uma senha difícil de ser descoberta. Combinações óbvias, como sequência de números e datas, podem fazer com que muitos “penetras”, como vizinhos e passantes, usufruam do seu Wi-Fi.

Outro cuidado muitíssimo importante é estar em dia com os antivírus. Além dos smartphones e computadores, você sabia que também existe aplicativos de proteção também para os roteadores? Os hackers conseguem invadir estes aparelhos e roubar dados por lá. Além disso, roteadores infectados prejudicam a velocidade da sua conexão.

Dependendo da empresa que você contrata, os fatores externos também prejudicam o bom desempenho do seu sinal de Wi-Fi. Chuvas, ventanias fortes, horários de pico (quando tem muitas pessoas utilizando), e interferências de radiofrequência (quase uma “linha cruzada” de ondas de rádio) limitam a velocidade da sua conexão de internet.

Mas se nem aplicando todas essas dicas você sentiu melhorias no seu Wi-Fi, talvez, seja a hora de mudar de provedor de internet, não é mesmo?

 

Città Telecom

Por isso, nós da Città Telecom, nos colocamos à sua disposição!

Queremos te apresentar o nosso produto, Città Conecta*. Um serviço diferenciado para você que necessita de uma conexão que funcione na sua casa com velocidade de excelência. 24 horas por dia. 7 dias na semana.

Utilizamos uma rede própria capaz de conectar você com o mundo. Com nossa banda larga, você conta com internet 100% fibra ótica, suporte qualificado 24x7x365 e alta velocidade de upload.

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um de meus Consultores Especializados agora mesmo.

*Banda Larga Residencial disponível apenas para as cidades de Campinas e Limeira.