Aplicando este conhecimento, o gerente garante que a execução do empreendimento seja perfeita e que o resultado não será afetado por detalhes que passaram despercebidos.

Gerenciamento de projetos: afinal, do que se trata este conceito? Em uma empresa, todo dia nos deparamos com iniciativas que possuem começo, meio e fim e que demandam organização e muita ― muita! ― cooperação coletiva. E todo este trabalho visa resultar em algum objetivo – seja ele, desenvolver um produto ou aprimorar um serviço. A isto, damos o nome de projeto.

Para que os projetos funcionem perfeitamente e o resultado saia além do esperado, é preciso partir da premissa de que eles necessitam de metas, prazos e recursos (financeiros, humanos e materiais). Todos estes pontos devem ser otimizados durante toda a execução da façanha. É justamente para “colocar ordem nesta casa” que surge o conceito de gerenciamento de projetos.

Também conhecido como gestão de projetos, esta ideia engloba a aplicação de conhecimentos, ferramentas, habilidades e técnicas com o objetivo de atingir as metas de um projeto. Aplicando este conhecimento, o gerente garante que a execução do empreendimento seja perfeita e que o resultado não será afetado por detalhes que passaram despercebidos.

 

Gerenciamento de projetos: quais são os objetivos?

O principal objetivo é que o projeto seja concluído com sucesso: com o menor número de danos e problemas possíveis, com custo otimizado, harmonia na equipe, com todos as metas alcançadas e, principalmente, entregando um produto ou serviço que deixe seu consumidor final muito satisfeito.

Vale frisar, aliás, que todo projeto exige um planejamento. Então, antes de começar a pensar na execução, você precisa ter bem definidas as três premissas básicas que já citamos (metas, prazos e recursos).

 

Gerenciamento de projetos: uma boa comunicação é fundamental

Se você é o gerente de um projeto que exige uma grande equipe, é essencial que você se mantenha em contato com todas as partes envolvidas. Seja realizando supervisão ou apenas pedindo retornos, é necessário que você e todos os membros estejam em completa sintonia. Isto facilita, principalmente, uma solução mais eficaz de crises.

Vale reforçar a importância de que todos os integrantes estejam a par de todas as partes do projeto, não apenas das quais eles são responsáveis. Por isso, procure anotar todo e qualquer acontecimento do projeto. Seja uma demanda resolvida antes do tempo ou um problema que levou a uma mudança, documente cada um dos detalhes.  

Para que este documento seja de fato completo, cobre sempre um feedback detalhado dos membros da sua equipe. Afinal, mesmo que seja parte da sua obrigação estar atento a todos os processos, é humanamente impossível observar todas as partes ao mesmo tempo. Por essa razão, exija este retorno do seu time.

Por fim, ressaltamos a importância das reuniões inicial e de encerramento. A primeira é essencial para que os trabalhos já comecem de forma bastante alinhada. Ela serve para comunicar as etapas do projeto, bem como distribuir as funções, explicitar as metas e criar um sentimento de união e pertencimento a todos que farão parte da jornada.

Já a reunião de conclusão tem como objetivo discutir o resultado final e debater os desdobramentos durante toda a realização do projeto. Essa discussão é importante para tentar otimizar o que já deu certo e destacar os processos falhos, a fim de consertá-los ou não repeti-los na execução dos próximos.  

 

Gerenciamento de projetos: dicas de utilitários

Ter uma boa memória é fundamental para um gestor de projetos, mas você pode contar com a forcinha de vários softwares. Confira alguns!

 

  • Dapulse – Permite personalizar o layout de acordo com suas demandas. Clique aqui e acesse.

 

  • Google Sheets – Uma planilha eletrônica. Sua principal vantagem é abrir em qualquer navegador e até no celular. Clique aqui e acesse.

 

 

  • JIRA – Permite criar metas, demandas atribuídas e ainda um workflow. Clique aqui e acesse.

 

 

  • Trello – Permite montar listas com metas e demandas. Clique aqui e acesse.

 

Città Telecom

Para que um projeto seja executado do início ao fim sem dor de cabeça, você precisa de uma internet de excelência para atuar junto ao seu time!

Por isso, nós da Città Telecom, nos colocamos à sua disposição. Nossos cabos de fibra óptica, a última tecnologia em transferência de dados, te proporcionarão a melhor experiência!

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um de meus Consultores Especializados agora mesmo.