Dia das Mães: como vender nesta data de forma correta?

Dia das Mães: uma data em homenagem a uma das pessoas mais importantes das nossas vidas merece uma atenção mais do que especial! Todo ano no segundo domingo de maio reunimos a família e celebramos a importância das nossas mães. Seja com presentes de valor ou com homenagens, o dia é um dos eventos mais importantes e tradicionais do nosso calendário.

Os primeiros vestígios de uma ocasião em celebração às matriarcas foram encontrados na Grécia Antiga. Eles prestavam homenagens à deusa Reia, tratada pela mitologia grega como a Grande Mãe por ser genitora de todos os deuses. Já em Roma, a celebração se iniciava na segunda quinzena de março e durava 3 dias. A celebrada era Cibele, também mãe dos deuses.

No Brasil, a data foi institucionalizada pelo presidente Getúlio Vargas. O Decreto de nº 21.336, de 5 maio de 1932, afirma que “o segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

Embora tenha surgido com o objetivo de festejar a existência das mães, a data acabou se tornando comercial. Afinal, quem não gosta de ser presenteado, não é mesmo? É um dos momentos do ano em que as vendas dobram e os produtos de diversos segmentos somem das prateleiras. Por isso, preparamos um artigo com dados, dicas e observações para você não perder nenhum cliente neste dia tão especial!

 

Dia das Mães no Brasil: os dados são animadores

67 milhões: Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Data Popular, esse é o número de mulheres que são mães no Brasil.

46%: No ano passado, uma pesquisa realizada pelo Google revelou que esta é a porcentagem de pessoas que não compraram nada em 2017, mas que em 2018 voltariam a presentear suas mães.

R$ 2,1 bilhões: Esse foi o montante de dinheiro que o Dia das Mães movimentou em 2017 apenas no e-commerce, de acordo com dados do Ebit. O número representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

 

Invista em novidades

O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para captar novos clientes e para fidelizar ainda mais quem já conhece sua marca. Por isso, é importante que você apresente algo novo para o público.

Seja o lançamento de um produto, um pacote de serviços ou uma edição especial, é importante que seu comprador precise sentir que aquilo não estará mais à disposição em uma data posterior, o que o aguçará ainda mais a comprar para aquela ocasião.

 

Faça uma comunicação assertiva

O presente é para as mamães, mas… não são elas que compram! Muitas vezes, os mimos são comprados por esposos ou por filhos homens, que podem não ter muita intimidade com os itens do universo feminino.

Mesmo que o público final seja o feminino, pense uma comunicação que seja universal, que consiga captar e ser de fácil entendimento também para as filhas ou os homens que presentearão a genitora.

Além disso, abandone os sensos comuns. Não é nenhuma novidade que as mulheres conquistaram independência e poder de escolha. Com isso, elas ocupam novos lugares na sociedade e cada vez mais, reforçam a importância de ser o que quiserem.

Por isso, não caiam no velho conto de que elas só vestem rosa, só gostam de ganhar cosméticos e amam cuidar da casa. Os mais diferentes tipos de mulheres precisam ser abrangidas para que esses compradores sintam que suas mães estão representadas por aquele produto.

 

Ofereça experiência

Escolher presente para outra pessoa, por si só, já é uma tarefa de tremenda responsabilidade. Por essa razão, reforce todo seu suporte para que não haja dor de cabeça na compra.

Se você tem loja física que bomba nesse período e pode aumentar a equipe, opte por fazê-lo. Se não pode, organize um treinamento especial para seus funcionários. Mesmo que eles sejam de confiança e não haja motivo para reclamar, essas datas atípicas sempre exigem mais organização e sintonia.

Se você trabalha com e-commerce, revise seu site. Certifique-se de que ele seja prático, tenha um layout de fácil navegação e, principalmente, que o servidor que você contratou aguenta sobrecarga de acessos.

Salões de beleza, hotéis e restaurantes costumam ficar lotados no segundo domingo de maio. Portanto, se você trabalha com serviços, é sua missão também pensar em ações voltadas para o Dia das Mães.

 

Città Telecom

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