No último mês, o Google anunciou sua nova plataforma de streaming. Intitulada Stadia, a empreitada é voltada para o disputado universo de videogames.

Stadia: o futuro dos games! Você já deve utilizar ou pelo menos ter ouvido falar nas plataformas de streaming, não é mesmo? Spotify, Netflix, YouTube, rádios online… esses pequenos grandes aplicativos salvam nossas noites, nos tiram do tédio e são uma grande biblioteca de conteúdo para os amantes de música e audiovisual.

O streaming é uma tecnologia de envio de informação multimídia em tempo de real. Com uma excelente conexão de banda larga, você acessa os conteúdos (mais popularmente, vídeos e músicas) a hora que quiser, em excelente qualidade e sem precisar fazer download.

 

Stadia: Google entra no jogo

No último mês, o Google anunciou sua nova plataforma de streaming. Intitulada Stadia, a empreitada é voltada para o disputado universo de videogames. O sistema funcionará como os aplicativos tradicionais. Com o pagamento de uma mensalidade, o usuário terá à disposição diversos jogos online para acessar quando e onde quiser.

Segundo o Google, o Stadia servirá como uma plataforma não apenas para os jogadores, mas, também, para quem cria games e para quem gera conteúdo sobre o assunto. A ideia é englobar os influenciadores do YouTube, outro serviço de streaming muito bem-sucedido comprado pelo Google em 2006 por um valor bilionário.

O mais revolucionário em relação ao Stadia é o fato de ser uma plataforma mobile de videogame em alta resolução. Com isso, os aparelhos e os equipamentos ficam menores e mais práticos, como fez questão de ironizar o vice-presidente do Google, Phil Harrison. “A nova geração de jogos não é uma caixa”, disse, em uma clara referência ao Playstation.

A declaração ocorreu na Game Developers Conference, em São Francisco, nos Estados Unidos, onde a empresa lançou oficialmente a plataforma. Além do serviço, a corporação também anunciou a produção dos próprios jogos sob o comando de Jade Raymond, famosa por seu trabalho na Ubisoft e na EA e a nova vice-presidente do Google.

 

Stadia: como vai funcionar

O Stadia rodará jogos em diversas resoluções. O usuário poderá jogar entre as qualidades 1080p e 4K, dependendo do formato do jogo e da velocidade da sua conexão. A promessa é que a imagem chegue a 8K em breve.

A Stadia poderá ser utilizada através de computadores, smartphones, tablets e smart TVs. O único aparelho físico necessário será um controle desenvolvido exclusivamente para a plataforma. O design do controle, diga-se de passagem, lembra muito os já tradicionais joysticks. Ele virá com botões A, B, X e Y, além dos responsáveis por direção e comando. O dispositivo funcionará via Wi Fi. Os dados do jogos serão lidos e enviados para a tela através de uma conexão direta com o data center do Google.

Provando a funcionalidade de agregar o Stadia a outras plataformas de streaming, o controle virá com um botão de captura de tela, que permite registrar e transmitir os desdobramentos do jogo. O gamer poderá transmitir a partida via YouTube com até 4K de qualidade e a 60 quadros por segundo.

Mas se você já possui algum controle remoto, não se preocupe em ter que fazer um novo gasto. O Stadia vai funcionar com controles compatíveis com Xbox, Playstation e outras plataformas de jogos que tenham compatibilidade nativa com outros softwares e dispositivos.

 

Stadia vai chegar ao Brasil?

A plataforma de streaming chega aos Estados Unidos, ao Canadá e a países da Europa ainda em 2019. No entanto, mesmo que haja a promessa de que o Stadia vai chegar em todo o mundo, ainda não existe uma data definida para esta expansão.

Atualmente, se você tenta acessar a página oficial do Stadia, o Google te redireciona para um site sobre o Chromecast, um dos dispositivos que poderão funcionar em conjunto com a plataforma.

Aos gamers brasileiros, resta apenas aguardar!

 

Città Telecom

Para que uma plataforma de streaming funcione perfeitamente, você precisa de uma internet de excelência!

Por isso, nós da Città Telecom, nos colocamos à sua disposição. Nossos cabos de fibra óptica, a última tecnologia em transferência de dados, te proporcionarão a melhor experiência em séries, músicas e jogos!

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um de meus Consultores Especializados agora mesmo.