📶 O 5G (sigla que representa a 5ª Geração de internet móvel) vem sendo estudado e aprimorado desde 2012. Especialistas acreditam que será esta a grande revolução da telecomunicação.

5G: a revolução está mais próxima do que imaginamos! A qualidade da internet móvel tem evoluído cada vez mais. Agora, conseguimos acessar e-mails, escutar músicas e trocar mensagens com uma velocidade que quase não deixa a desejar em comparação ao Wi-Fi. Mesmo com tamanha qualidade no 4G, tudo indica que a quinta geração será a grande mudança.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa divulgada no ano passado, 69% dos brasileiros possuem acesso à internet pelo celular. Ainda que não existam dados oficiais, os responsáveis pelo levantamento acreditam que “esse acesso à internet vem se dando cada vez mais via telefone móvel”. Este cenário reforça o caráter de urgência para melhorias nas próximas gerações da internet móvel.

O 5G (sigla que representa a 5ª Geração de internet móvel) vem sendo estudado e aprimorado desde 2012. Especialistas acreditam que será esta a grande revolução da telecomunicação!

 

5G: a velocidade

Com a implantação da quinta geração, a grande expectativa, claro, é que a velocidade das conexões aumente consideravelmente. De acordo com testes realizados por uma empresa de telefonia, o 5G poderá realizar transferência de dados de 20 Gbps com taxa utilizável de 100 Mpbs, um aumento de 60% em relação ao 4G.

Além disso, aumentaria, também, em dez vezes o número de conexões. Ou seja, mais aparelhos poderão estar interligados e conversando entre si. O aumento da velocidade representaria uma melhoria na qualidade de áudio e videoconferências. Elas poderiam ser realizadas em locais que, atualmente, são de difícil conexão, como aviões.

O objetivo é que a internet 5G tenha, no máximo, 1 milissegundo de latência.  Este conceito representa o tempo que um pacote de dados leva para ir de um ponto ao outro. Ou seja, 1 milissegundo seria a duração máxima da transferência de informações. Esse número é ainda menor que o padrão de internet fixas. Para efeitos de comparação, atualmente, uma conversa entre usuários dos Estados Unidos e Inglaterra pode ter cerca de 58 ms de latência.

 

5G x Internet das Coisas

Tradução literal de “Internet of Things” ou simplesmente “IoT”, a Internet das Coisas é o futuro da tecnologia. Refere-se a expectativa de que cada vez mais objetos do seu dia a dia estejam conectados à internet se comunicando mutuamente e, com isso, sendo capazes de trocar e transmitir dados graças a softwares inteligentes.

Este conceito não abrange somente computadores e celulares, mas objetos comuns da nossa rotina diária, como geladeiras, aspiradores de pó, lâmpadas e ventiladores. Acredita-se que, apenas com a implantação do 5G, esses aparelhos conseguirão conectar entre si e funcionar sem comandos manuais ou controles remotos.

Os motoristas de automóveis também se beneficiarão da fusão entre 5G e internet das coisas. Surge um novo sistema intitulado Comunicação Ultra-confiável e de Baixa Latência (uRLLC), que permitirá uma vida mais saudável e sem riscos no trânsito para todas as partes envolvidas. E, para isso, os engenheiros estão utilizando a tecnologia 5G, como o nome sugere, devido à sua baixa latência.

A quinta geração aumentará a eficiência da internet das coisas porque utilizará apenas o necessário, sem ultrapassar o consumo de dados.

 

5G: quando estará à disposição?

A expectativa é que as primeiras redes móveis comerciais cheguem ao mercado em 2020, porém, como toda novidade, com um preço bem acima da média. Estima-se que apenas em 2025 esta tecnologia estará acessível a todas as metrópoles do mundo.

Os primeiros dispositivos que deverão ter acesso à quinta geração de internet móvel serão os smartphones. À medida que o preço for abaixando, os especialistas acreditam que os eletrodomésticos e relógios inteligentes também poderão usufruir da novidade.

Mesmo que já se estime que o custo de instalação das antenas de 5G possam chegar a 500 bilhões na Europa, ainda não se tem estimativa de quanto custará inicialmente para os consumidores finais.

 

Città Telecom

Aqui na Città o 5G ainda não é uma realidade, mas nossos cabos de fibra óptica, a última tecnologia em transferência de dados, te proporcionarão a melhor experiência de internet!

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um de meus Consultores Especializados agora mesmo.