Transformação Digital: o amanhã que já chegou

Nos nossos artigos, frases como essa têm se tornado clichê: “o advento das tecnologias mudou a forma de comunicação e de consumo e você precisa se adaptar a isso”. Não, não é falta de assunto. É essencial que os donos de empresa entendam isso, e por essa razão, não nos cansaremos de repetir.

 

Devido ao uso frequente e a nossa consequente intimidade com essas ferramentas, há quem pense que é fácil implementar verdadeiramente as novas tecnologias em um modelo de negócio. No entanto, é um processo que exige estudo e investimento para ser feito da maneira correta, especialmente, se sua empresa já operava antes dessa revolução.

 

É nesse contexto que surge o conceito de transformação digital. Trata-se de um processo de mudança estrutural que se utiliza da tecnologia como objeto central. Os focos são a melhoria do desempenho de uma empresa e a garantia de melhores resultados, otimizando diversos processos e proporcionando uma melhor experiência para todas as partes envolvidas.

 

Os clientes Omnichannel são a principal razão – e necessidade – dessa transformação digital. O atendimento deve dispor de uma convergência entre todos os canais de comunicação de uma empresa, que precisam oferecer uma boa – e de preferência, muito rápida – experiência ao freguês.

 

As operações comerciais no smartphone têm que ser pensadas com um viés parecido com o do entretenimento. Ele quer poder comprar e se informar sobre o produto que você vende com a mesma facilidade com que ele troca mensagens com um amigo ou ouve uma música em uma plataforma de streaming. É isso que o novo cliente mais busca: muita praticidade, pouca dor de cabeça.

 

Mas os compradores não são os únicos beneficiados. O processo da transformação digital também pode ser aplicado no funcionamento da empresa. Se sua corporação possui problemas advindos do trabalho manual e que implicam diretamente na qualidade e no prazo de entrega do produto final, você pode aplicar a automatização de determinados fluxos de trabalho.

 

Em tempos de desemprego batendo a casa dos 12,4%, parece quase desumano propor substituição de trabalho manual. No entanto, a transformação digital cria vários novos cargos que exigem mão de obra humana. Essas vagas vão desde funções complexas que exigem uma maior formação acadêmica a posições que pedem menos experiência. A expectativa é que essa transformação represente uma revolução na educação, com o objetivo de formar profissionais tecnologicamente capacitados sem necessariamente precisar de nível superior para tal.

 

Antes de iniciar o processo de digitalização da sua empresa, é necessária uma pesquisa profunda sobre como a tecnologia já vem sendo aplicada no dia a dia da sua firma para, assim, avaliar como essas ferramentas têm sido úteis, fazer uma triagem sobre quais devem ou não permanecer e, principalmente, perceber quais operações poderiam ser melhoradas com outras inovações.

 

O mais importante é não pensar a transformação digital como um termo do futuro. É entender que essa revolução já está acontecendo, aqui e agora e em uma velocidade gigantesca. Em 2016, apenas 9% das empresas brasileiras eram digitalizadas e a expectativa era que esse número subisse para 72% até 2021.

 

Não concentrar pesquisas e investimentos nisso é certeza de que você e sua empresa ficarão para trás; não amanhã, hoje mesmo.

 

Não dá para falar de transformação digital sem mencionar a necessidade de uma internet com perfeito funcionamento. Você precisa contar com uma conexão segura, veloz e estável, que te ajude de fato a implementar a tecnologia no seu modelo de negócios.

Por isso, nós, da Città Telecom, nos colocamos à sua disposição! Temos planos de internet e telefonia que garantem qualidade, segurança e toda a velocidade que você contratou!

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um Consultor Especializado Città agora mesmo.