5 fatos que marcaram o ano das telecomunicações

2018 foi um ano inesquecível para o Brasil. Presenciamos uma acirrada corrida presidencial, vimos Anitta se jogar no mundo, observamos a economia retomar o crescimento e assistimos à nossa Seleção voltar da Rússia sem o tão sonhado hexacampeonato. Entre altos e baixos, vivemos um ano que mudou o curso do nosso país e, com certeza, terá destaque nos livros da história.

 

No mercado das telecomunicações, não foi diferente. Impactado pela retomada do crescimento econômico global e pelas atualizações das estruturas de conectividade, a área viveu um ano de glórias e adversidades, mas com expectativas promissoras para 2019. Neste artigo, vamos relembrar 5 fatos relevantes e curiosos que marcaram o ano de 2018 para as telecoms!

 

Redução nas tarifas de ligação de fixo para móvel

 

Em 23 de fevereiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma queda no preço das tarifas para chamadas feitas de telefones fixos para celulares. A mudança impactou tanto as ligações locais quanto as de longa distância.

 

Ainda de acordo com a Agência, a previsão era de que os números variasse, dependendo da operadora, entre 10,58% e 12,75% nas ligações locais e de 3,98% a 7,41% nas ligações interurbanas. Essa redução se deu graças à diminuição das tarifas de interconexão entre as operadoras, que, inicialmente, tinham como objetivo custear a implantação das redes de operadoras móveis.

 

Telecomunicações afetadas pelo vento solar

 

Entre 14 e 18 de março de 2018, uma corrente de vento solar chegou à Terra. De acordo com a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), este fenômeno, além de provocar efeitos naturais, afeta os serviços de telecomunicação.

 

Com origem nos buracos coronais que giram no eixo do Sol, o vento solar chega ao planeta quase 30 dias depois de sua formação. Apesar da intensidade moderada, ele pode, sim, afetar as telecomunicações, no entanto, em proporções bem pequenas.

 

Os especialistas aproveitaram a oportunidade para alertar sobre a necessidade de se prevenir de uma tempestade solar. A última, datada de 160 anos atrás, gerou interrupções em diversos sistemas de comunicação.

 

Mais de 300 milhões de acessos a telecomunicações

 

Em 26 de junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os números referentes à utilização de serviços de telecom no ano de 2017. De acordo com o estudo, foram 324 milhões de acessos. No entanto, mesmo com o elevado número, esses dados mostraram uma queda de 2,3% em comparação a 2016.

 

Os especialistas atribuem a diminuição, que ocorre desde 2014, à crise financeira que assola o país há quatro anos. As projeções são de que as quedas continuem ocorrendo até 2021.

 

No entanto, a boa notícia é que a banda larga fixa registrou crescimento de 7,2% e deve ser ampliada. O número de domicílios que utilizam deste serviço chega aos 42%.

 

Queda no número de reclamações de usuários de telecomunicações

 

De agosto para setembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou redução de 10,3% no número de reclamações de pessoas que consomem serviços de telecom.

 

Foram recebidas quase 225 mil reclamações, 26 mil a menos que no mês anterior. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda chega a 14,3%. As principais queixas são relacionadas a cobranças abusivas de tarifas e qualidade dos serviços. Mesmo assim, apenas 9,7% destas pessoas formalizaram cancelamento.

 

Marco regulatório de telecomunicações é aprovado no Senado

 

Em 7 de novembro, a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou o marco regulatório das telecomunicações. O projeto de lei 79/2016 altera as regras de telefonia fixa e, com isso, o regime de concessão foi convertido em autorização.

 

De acordo com o portal EXAME, o PLC “prevê menos exigências de investimentos e permite que as empresas incorporem edifícios e outros ativos diretamente relacionados às concessões atuais”.

 

Comece o ano novo com o melhor do que as telecomunicações têm para oferecer! A Città oferece planos de internet e telefonia que garantem qualidade, segurança e toda a velocidade que sua empresa precisa para começar 2019 com o pé direito!

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um de meus Consultores Especializados agora mesmo.