As regras de etiqueta são um conjunto de táticas e normas que denotam boas maneiras e cordialidade, mas você sabia que existe uma corrente com essas mesmas diretrizes, porém, voltadas ao ambiente de um escritório? É a chamada etiqueta corporativa.

Etiqueta corporativa: dicas básicas de boa convivência no ambiente de trabalho.

As regras de etiqueta são um conjunto de táticas e normas que denotam boas maneiras e cordialidade e nos ajudam a tornar a vida em sociedade mais harmoniosa e cautelosa. No entanto, elas estão sempre associadas a pessoas muito ricas, eventos da alta sociedade ou jantares de gala com chefes de estado.

 

Mas você sabia que existe uma corrente com essas mesmas diretrizes, porém, voltadas ao ambiente de um escritório? É a chamada etiqueta corporativa, que visa melhorar nossa conduta e as relações interpessoais no trabalho.

 

Além da sua formação acadêmica e experiência profissional, o jeito que você se porta diante de um grupo e a sua postura no dia a dia também são fatores que podem te levar a se destacar. Em um mundo onde as concorrências estão cada vez mais acirradas, um bom comportamento pode ser o seu diferencial.

 

Quando te contratam para uma empresa, você tem que estar preparado para representar essa instituição em todos os âmbitos possíveis, inclusive, no seu modo de falar e se vestir. Além disso, você pode, um dia, precisar dessa mesma instituição para te dar referências para um futuro emprego e tudo que você quer é que eles só tenham coisas boas para dizer a seu respeito, não é mesmo?

 

Pensando em te dar essa mãozinha, esse artigo reúne algumas dicas importantes ― e indispensáveis! ― de etiqueta corporativa. Acompanhe!

 

Educação

 

Parece um preceito óbvio, mas, acredite, tem gente que deixa a educação básica em casa. Então, vale a pena reforçar. Existe quem trata apenas seus superiores com cordialidade e esquece que as pessoas da equipe que comandam ou os funcionários de outros serviços também são dignos do mesmo tratamento. Portanto, a regra mais importante da etiqueta corporativa é tratar todos bem, independente da posição na pirâmide hierárquica. E, por último, mas não menos importante: as palavrinhas mágicas (“bom dia, “por favor”, “obrigado”…) também valem ser ditas para todos!

 

Pontualidade

 

Reza a lenda de que atrasos são chiques, mas nem os mais tradicionais manuais de etiqueta defendem essa prática ― pelo contrário, o primeiro deles pode ser facilmente perdoado em caso de emergência, mas, no geral, as demoras não são toleradas. O mesmo serve para o ambiente corporativo. Tempo é dinheiro, então, saber otimizar o seu ― e o das outras pessoas! ― não é apenas uma prova de organização, mas também de respeito e consideração. Por isso, respeite sempre os horários das reuniões, mesmo as internas.

 

Intimidade

 

Com exceção das confraternizações, as regras da etiqueta corporativa condenam demonstrações de intimidade muito efusivas, como beijos e abraços, no dia a dia. Fato é que essa determinação pode variar de acordo com o ambiente em que você trabalha. Existem locais que permitem, sim, uma relação mais descontraída entre os funcionários.  No entanto, existem pessoas que, por exemplo, não gostam de ser abraçadas. O essencial é avaliar cada pessoa e enxergar se ela está aberta a determinados contatos.

 

Desce do palco

 

Todos nós temos os nossos dias de estresse. Seja pelo trabalho ou por problemas pessoais, é normal ter aquele momento em que tudo nos tira do sério. No entanto, nem mesmo o mais desesperador dos problemas justifica uma exaltação. Gritos, ordens dadas em tons alterados e falta de educação são coisas que ninguém é obrigado a aturar. Sem dar show!

 

 

Quando a gente tem um serviço de excelência, no qual pode confiar de olhos fechados, o ambiente de trabalho fica mais harmônico e todas essas regrinhas básicas ficam mais fáceis de serem colocadas em funcionamento, não é mesmo?! Por isso que nós, da Città Telecom, estamos à sua disposição!

 

A gente oferece planos de internet e telefonia que proporcionam qualidade, segurança e toda a velocidade que sua empresa necessita. E o melhor: sem interferência externa e com a garantia de entrega de toda a velocidade prometida!


Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um de meus Consultores Especializados agora mesmo.