Na hora de fazer negócios e consolidar uma empresa, é impossível ignorar os fatores externos que compõem um país. Eles influenciam diretamente no funcionamento da sua empresa e são capazes de ditar o seu sucesso. Mudam os contextos sociais, os cenários políticos, o número de habitantes e as características geográficas… Mas mesmo com fatores característicos de uma nação, ainda existem

Na hora de fazer negócios e consolidar uma empresa, é impossível ignorar os fatores externos que compõem um país. Eles influenciam diretamente no funcionamento da sua empresa e são capazes de ditar o seu sucesso. Mudam os contextos sociais, os cenários políticos, o número de habitantes e as características geográficas… Mas mesmo com fatores característicos de uma nação, ainda existem recursos que são universais.

 

E são exatamente a esses, que podem ser a fórmula do seu êxito, que sua atenção deve ser redobrada. Em uma pesquisa recente, a Endeavor, uma organização global que atua no campo do empreendedorismo, junto com a Universidade de Stanford, a Ernst & Young e o Fórum Econômico Mundial (WEF), foram atrás de descobrir os três recursos mais importantes para o crescimento das empresas.

 

Estes fatores são: acesso a capital, acesso aos mercados e oferta de mão de obra. Esta conclusão foi obtida após entrevistas com mais de mil empreendedores das mais variadas regiões do mundo, com o objetivo de entender melhor que tipo de decisões e direções uma empresa precisa tomar para alcançar grandes níveis de crescimento.

 

A pesquisa foi feita em cidades dos Estados Unidos, em países da América do Norte, Europa, Oceania, Ásia, África, Oriente Médio e América Latina e na região do Vale do Silício, um importante polo tecnológico dos Estados Unidos. Dentre diversos temas, como universidades fortes, suporte cultural e educação/treinamento, os três citados acima foram classificados como de alta importância em todas as regiões.

 

Entenda melhor os três recursos:

 

Acesso a capital:

 

Este ponto trata, basicamente, do investimento financeiro necessária para tocar uma empresa. E não existe melhor forma de fazê-lo da maneira correta que estudando adequadamente.

 

Para identificar qual é a melhor forma de conseguir acesso a esse capital, o ideal é que você inicie com uma pesquisa aprofundada da estrutura de serviços da sua empresa, quantos funcionários e serviços contratar, por exemplo, o que vai te ajudar a determinar o fluxo de custos da sua empresa. Além disso, é importante, também, previamente determinar as prioridades da sua marca – pretende lançar um produto, investir em um serviço ou apenas dobrar a publicidade?

 

Não importa se você pretende pegar empréstimo com banco ou pedir ajuda a um investidor-anjo: todos esses fatores precisam ser pensados para, assim, você determinar com mais facilidade a forma mais correta de obter esse dinheiro – e pagá-lo posteriormente.   

 

Acesso aos mercados:

 

Este fator se refere à inserção de empresas no ambiente global, o que aumenta a competitividade e garante um crescimento mais acelerado. Parece difícil de entender, mas estamos apenas falando de consumidores.

 

Não são apenas as grandes empresas que podem ser consideradas neste contexto: as micro e pequenas também precisam se posicionar no mercado e abocanhar um público consumidor.

 

Nesse caso, você precisa pensar formas de promover e facilitar esse acesso a clientes e fornecedores do Brasil e do exterior, o que pode ser conseguido até mesmo através de iniciativas do governo federal.

 

Oferta de mão de obra:  

 

Segundo o relatório da Endeavor, a mão de obra, muitas vezes, foi colocada como o principal recurso necessário para o sucesso de uma empresa.

 

Com o advento da tecnologia, as instituições dependem cada vez mais de uma mão de obra técnica e especializada, o que, dependendo de determinados contextos sociais, gera certa dificuldade para encontrar este profissional cujas qualificações se enquadram. Em contrapartida, isso tem criado um aumento significativo dos salários.

 

Para acessar o estudo completo (em inglês), clique AQUI.

 

Temos, também, um quarto fator que não foi citado neste artigo, mas que contribui – e muito! – para o crescimento de uma empresa: serviços de internet e telefonia de qualidade. Se você depende diretamente desses dois meios de comunicação para resolver suas demandas, você não pode depender de uma conexão instável e de baixa qualidade.

 

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