Como proteger os dados empresariais e garantir a segurança da informação

Como proteger os dados empresariais?

É sabido que a tecnologia surgiu para facilitar — e até para salvar — as nossas vidas. No entanto, tem muita gente que utiliza dessas evoluções com objetivos nem tão nobres assim. Por isso, à medida em que estas novas inteligências surgem e se expandem, as formas de segurança precisam crescer de forma proporcional.

 

Se você trabalha com internet ou já adotou alguns softwares virtuais para guardar informações importantes que antes eram armazenadas em papel, precisa redobrar a atenção. Contratos, planilhas de pagamentos ou atas de reunião e diversos outros arquivos e informações protegidas que estão salvos em nuvens ou banco de dados podem ser alvo da ação de hackers.

 

Driblar esse cenário e garantir proteção de dados requer investimento em softwares e, também, muito preparo por parte do seu quadro de funcionários, visto que tais vazamentos também podem ocorrer por erro humano. Nesse artigo, você encontra dicas primordiais de como proteger as informações de sua empresa!

 

Criptografia

 

Os sistemas de criptografia são a melhor forma de proteger arquivos importantes que precisam ser devidamente protegidos. Quando o arquivo é criptografado em um conjunto de códigos indecifráveis, ele só poderá ser acessado através de uma senha. Essa medida protetiva assegura dados que circulam via e-mail ou se encontram salvos em notebooks ou smartphones, que podem vir a ser perdidos ou roubados. No mercado, já existem muitas opções de criptografia, algumas até mesmo gratuitas.

 

Machine Learning

 

Também conhecido em português literal como “aprendizado de máquina”, são sistemas que detectam e-mails suspeitos e, assim, auxiliam empresas a escaparem de possíveis ataques cibernéticos, conhecidos como “phishing”.

 

Através de um clique em um email falso, cibercriminosos conseguem ter acesso a informações pessoais, como senhas de cartão de crédito, CPF e números de conta bancária. Ao registrar, no sistema, um exemplo de e-mail legítimo e outro de e-mail falso, o processo de aprendizagem dele é acelerado, tornando-o mais ágil no diagnóstico de phishing. Quanto mais exemplos registrados, mais o sistema aprende e protege.

 

Redes Privadas Virtuais

 

Conhecidas apenas como VPN, são um tipo de conexão privada estabelecida entre um dispositivo autenticado e a nuvem ou a internet de uma empresa. Por questões de segurança empresarial, é aconselhável que o smartphone de um funcionário que possui acesso aos dados restritos da empresa esteja logado em uma VPN, ou seja, uma rede onde só usuários autenticados possuem acesso.

 

Por ser privada, uma VPN se encontra livre da interferência de terceiros, que poderiam reter dados caso eles estivessem circulando em uma conexão comum, como, por exemplo, um Wi-Fi público.

 

Senhas

 

Senhas de acesso fracas põem em risco a segurança da empresa. Logo, além da criptografia e das VPNs, o uso de senhas fortes também é necessário para uma proteção de dados maior. São consideradas essenciais senhas com oito ou mais caracteres, que mesclam letras maiúsculas e minúsculas juntamente com números e caracteres especiais, como vírgulas ou asterisco. Aconselha-se também que essas senhas sejam trocadas regularmente para garantir a manutenção da segurança da empresa.

 

Verificação

 

Uma outra alternativa de segurança na proteção de dados e contas é a verificação em duas etapas. Após digitar sua senha, outra informação é solicitada (etapa dois), geralmente um código enviado para seu smartphone por meio de mensagem de texto ou chamada de voz. Essa verificação dificulta a ação de hackers, mesmo que eles saibam sua senha.

 

Além disso, o uso de chaves de segurança física como reforço da verificação em duas etapas já é uma realidade. A chave de segurança física confirma a identidade do usuário com mais precisão, impedindo que invasores utilizem senhas roubadas.

 

Termos de confidencialidade

 

No caso de empresas, os especialistas recomendam o emprego de termos de confidencialidade entre contratante e contratado. Essa medida, além de aumentar o comprometimento dos funcionários com a segurança da informação, também fornece proteção legal à empresa em casos de vazamento de dados.

 

Para ter uma rede de dados que traga os benefícios esperados, você precisa de uma internet de excelência. Por isso, nós, da Città Telecom, nos colocamos à sua disposição! Temos planos de internet e telefonia que garantem qualidade, segurança e toda a velocidade que você contratou!

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um Consultor Especializado Città agora mesmo.