Se você tem um produto inovador ou uma divulgação efetiva em redes sociais, certamente, sua empresa deve receber diversas visitas e...

Como fidelizar clientes: Se você tem um produto inovador ou uma divulgação efetiva em redes sociais, certamente, sua empresa deve receber diversas visitas e até mesmo compras finalizadas diariamente. Quem realiza um bom trabalho de divulgação, colhe o fruto de despertar o interesse das pessoas. Mas se engana quem pensa que esta é a parte mais difícil.

 

Conseguir concluir uma venda, muitas empresas conseguem. Fazer com que o cliente compre uma segunda vez, já dificulta um pouco as coisas. Agora, transformar um comprador em um freguês fiel e recorrente, apenas as melhores conseguem, ainda mais em um mundo em que o acesso às marcas está cada vez mais democratizado.

 

Segundo a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, os clientes fiéis correspondem até 65% das vendas e custam cinco vezes menos do que arrebatar um novo. A importância de um cliente fiel vai muito além do fator financeiro. Uma pessoa que confia no seu trabalho e conhece de perto a qualidade do seu produto se torna um porta-voz direto da sua marca, recomendando seu serviço a pessoas mais próximas e ajudando a criar uma rede muito fortalecida de compradores.

 

Pensando nisso, a gente traz um artigo com dicas primordiais para você fidelizar sua clientela e converter isto em lucros!

 

A experiência

 

Não importa quão bom seja o seu produto, se você não oferece um bom atendimento, seu cliente vai procurar na concorrência. Não existe nada impossível de ser copiado ou que até mesmo não tenha sido feito antes, então, o seu diferencial precisa também estar na experiência proporcionada ao comprador.

 

Treine sua equipe de vendas para que a abordagem seja incisiva e assertiva, respondendo às necessidades do cliente, com muita inteligência para trazê-lo soluções imediatas. Se sua empresa é um e-commerce, a prioridade tem que ser um site fluido, com uma interface simples, porém, marcante, que apresente os produtos de forma prática e que conclua as compras com rapidez.

 

Defina seu público

 

Para cumprir o primeiro item, este aqui se torna indispensável. Para proporcionar a melhor experiência ao seu cliente, você precisa conhecê-lo intensamente. Saber quem são, de onde vêm, seus gostos, suas preferências, suas características comuns e, principalmente, o que estão buscando e quanto estão dispostos a gastar!

 

Ao invés de tentar pensar um produto que abranja todos os públicos, gaste um pouquinho mais de tempo desenhando um público específico para suas estratégias serem mais certeiras. O clichê é muito real: nem Jesus agradou a todos! Então, se atente àqueles que você tem certeza que irá agradar.

 

Supere as expectativas

 

Por que fazer apenas o previsível se você pode surpreender seu cliente? Sempre que tiver a oportunidade de personalizar o atendimento e oferecer muito além de uma experiência boa de venda, faça-o.

 

Para se tornar um cliente fiel, o comprador precisa se sentir impactado. E mais importante: de uma maneira que ele tem certeza que não será atendido em nenhum outro estabelecimento. Procure ir além do que ele pediu, porém, de forma sutil. Surpreenda-o mostrando que seus gostos importam!

 

Monitoramento

 

Para que uma estratégia apresente resultados cada vez melhores, você precisa estar em constante monitoramento. E assim funciona também a estratégia para fidelizar clientes. É necessário estar sempre atento aos frutos da sua investida.

 

Entre as principais otimizações a curto prazo que o monitoramento pode proporcionar, está o tipo de perfil do seu público alvo. Com a internet e a rapidez de acesso a produtos, os gostos e as preferências do seu cliente estarão sempre mudando – e você precisa acompanhá-lo!

 

Satisfação

 

Por fim, para que este cliente seja fidelizado de fato, ele precisa sentir que a opinião dele importa. Ele quer se sentir ouvido e ter a certeza de que suas demandas são levadas em consideração. Para isso, procure criar canais de comunicação em que seu freguês possa deixar dúvidas, elogios, sugestões e também as reclamações.

 

Valorize e mostre gratidão pelos enaltecimentos, mas, principalmente, se mostre totalmente solícito a solucionar os pontos críticos. Quem resolve rapidamente os problemas, garante que aquele cliente permaneça consumindo e indicando seus produtos ou serviços!

 

Nossa principal estratégia para fidelização é oferecer internet e telefonia com qualidade ímpar e atendimento que você não encontra no mercado. Se quer conhecer de perto essa experiência, nós, da Città Telecom, estamos à sua disposição!


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