Cloud pública x privada: qual a melhor para o seu negócio?

Por muito tempo, as nuvens foram apenas o vapor d’água da atmosfera condensado. Também, um grande fator para observar condições climáticas. Um dia cheio de nuvens brancas indicam temperatura alta, enquanto as cinzas, apontam chuva no horizonte. Mas hoje em dia, a principal referência deste elemento da natureza parece ter mudado um pouquinho. Faça um teste: digite “nuvem” no Google e observe os primeiros resultados.

 

Em tempos de transformação digital, as nuvens (ou Cloud Computing) permitem criar uma rede de servidores conectados à Internet. Com isso, você pode armazenar dados, comandos, documentos, softwares e muito mais, dentro de um único espaço virtual.

 

Para as empresas, especialmente as que têm diversas sedes e precisam estar em constante conexão, isso é de extrema validade, pois garante o acesso de todos a determinados arquivos e softwares que podem ser importantes, e traz economia financeira, já que tudo é pode ser feito online, sem necessariamente precisar da instalação de uma estrutura física.

 

Existem dois principais tipos de nuvens. Apesar de trazerem desempenho e custo-benefício muito semelhantes, cada uma delas têm características específicas que podem se alinhar perfeitamente com diferentes tipos de negócios. São elas as nuvens pública e privada. Acompanhe agora as principais diferenças e funcionalidades de cada uma das Clouds!

 

Cloud Pública

 

Apesar do que o nome sugere, o fato de ser “pública” não significa que seus arquivos estarão disponíveis para o acesso de todos. Nesse tipo de nuvem, os clientes possuem os mesmos recursos, dispositivos de hardware e software e disponibilidade de memória, pois são totalmente geridos pelo próprio prestador de serviço, que operam as funcionalidades e as entregam via Internet.

 

A nuvem pública é o tipo mais indicado para empresas de pequeno porte ou start-ups, pois tem baixo custo e dispõe de espaço considerável para quem trabalha sozinho ou com poucos funcionários. Os mais conhecidos são o AWS Cloud Storage, o Microsoft Azure e o Google Drive.

 

Principais vantagens:

  1. A manutenção é fornecida pelo próprio operador.
  2. A menos que você opte por dar um upgrade na quantidade de memória, os serviços são gratuitos.
  3. Não precisa instalar programas. Você pode acessar e gerenciar através do seu navegador de Internet.
  4. O fato de ser gerenciada por grandes empresas garantem segurança e confiabilidade.

 

Cloud Privada

 

Ao contrário da pública, em que todos os recursos são compartilhados, na nuvem privada, eles são exclusivos de uma empresa. Os softwares são mantidos em uma rede privada e são desenvolvidos exclusivamente para uma organização, o que garante que as suas necessidades de TI estejam sendo todas atendidas. Pode ter instalação física, sendo alojado no data center da empresa, ou então, ser hospedada em um servidor terceirizado.

 

Este recurso é utilizado, principalmente, por empresas de grande porte ou organizações que lidam com dados que precisam de maior proteção, como governos ou instituições financeiras. A nuvem privada, além da garantia de confiabilidade, auxilia em um maior controle do ambiente em que você trabalha.

 

Principais vantagens:

  1. O fato de os recursos serem exclusivos e não compartilhados garantem uma maior segurança aos seus dados
  2. Os serviços podem ser personalizados de acordo com sua demanda ou tipo de negócio.

 

A Città possui fibra até o data center da Equinix, uma das maiores provedoras mundiais de data center IBX e colocation. Essa parceria garante conexão direta nas principais Clouds Privadas. além de acesso mais rápido para os nossos usuários e utilização diferenciada nos principais provedores de conteúdo.

 

Por isso, nós, da Città Telecom, nos colocamos à sua disposição! Temos planos de internet e telefonia que garantem qualidade, segurança e toda a velocidade que você contratou!

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um Consultor Especializado Città agora mesmo.