“Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou”… Desde 1971, essa vinheta invade as novas televisões para avisar: o ano está prestes a se encerrar e o novo já se aproxima. Mas para quem empreende ou comanda uma empresa, a musiquinha é apenas um lembrete de que se você ainda não começou a pensar no planejamento anual de 2019, sua empresa pode estar um pouco atrasada!

 

No último trimestre, todas as atenções estão voltadas para as festas de fim de ano e, a menos que sua empresa concentre seus negócios no comércio, são meses em que trazer novidades ou investir em grandes campanhas que fujam desta temática se torna um risco. Por isso, o essencial é aproveitar este período livre de inovações para começar a planejar como será o próximo ano nos principais setores da sua empresa.

 

Se engana quem pensa que esse planejamento a longo prazo funciona apenas para quem tem uma grande instituição para comandar. Independente do porte da sua empresa, uma programação é importante para o crescimento do seu negócio porque traça metas e define etapas. Mesmo que você tenha plena certeza do que pretende fazer pelos próximos 365 dias, predeterminar essas deadlines garante qualidade na execução e reduz o risco de erros.  

 

Pensando nisso e querendo te dar essa forcinha, a gente traz esse artigo com dicas primordiais para você já “virar” o réveillon com o ano inteiro planejado e não ser engolido pela avalanche de demandas que vai chegar junto com 2019. Não espere a musiquinha começar a passar na TV. Olha só!

 

Avalie o ano que está acabando

 

Já diz o ditado: “ano novo, vida nova”. Sim, é real, no entanto, para quem faz negócios, é essencial não ignorar tudo que vigorou durante todo o ano. Isso vale para evitar que os erros aconteçam de novo, mas, principalmente, para realizar manutenção dos acertos.

 

Defina os principais objetivos

 

Passada a fase da avaliação, você já tem uma ideia mais clara do que pode, não pede e do que necessita ser feito para o próximo ano. Portanto, defina quais são os objetivos mais importantes, tendo bem claro o porquê isso precisa ser feito e quais os benefícios isso trará para sua empresa. Junto a isto, trace metas e estipule prazos, mas analise todos os possíveis cenários, para que eles possam ser cumpridos de forma efetiva, porém, cautelosa.

 

Estratégia financeira

 

Um ponto primordial para garantir o sucesso das suas empreitadas é um planejamento financeiro prévio e cauteloso, que considere não apenas as condições do caixa da empresa, mas também a situação econômica do país. Para uma estratégia mais assertiva, procure aliar diversos setores, como o administrativo e de marketing, junto ao financeiro. Busque o lucro!

 

Una sua equipe

 

Uma boa estratégia fica difícil de ser realizada sem uma equipe que esteja em sintonia. Reúna seu time e apresente o planejamento completo, mesmo que seja para pessoas de outros setores. Fazer com que um funcionário entenda o funcionamento da empresa faz com que ele se sinta integrado e, assim, desempenhe sua tarefa de forma mais eficaz.

 

Flexibilidade

 

O planejamento é primordial para ter um ano tranquilo na empresa, mas não podemos esquecer que o contexto social e político pode nos surpreender. Desde uma nova crise econômica a uma nova moda, o ambiente externo pode pedir mudanças ou inviabilizar alguma das suas metas. O único jeito é ser adaptável e se permitir alterações, mesmo que desapegar das ideias originais seja difícil.

 

Ano novo é época de mudanças radicais, mas você não precisa esperar a virada para planejar a sua estrutura de telecom. A Città oferece planos de internet e telefonia que garantem qualidade, segurança e toda a velocidade que sua empresa precisa para começar 2019 com o pé direito!

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um de meus Consultores Especializados agora mesmo.