Imagem com escudo e símbolo de chave para falar da segurança de navegação na internet e sobre a prática de phishing.

Hoje, a internet permite fazer diversas tarefas que antes precisaríamos sair de casa para realizar. Da tela pequena dos nossos smartphones ou dos nossos computadores, podemos comprar itens, pagar contas, transferir valores e muitas outros processos que envolvem dinheiro e alguns dos nossos documentos. Nesse contexto, surgiram grupos de hackers e quadrilhas de crimes virtuais que deram ao Brasil um recorde não muito feliz.

 

Segundo relatórios da Kaspersky Lab, empresa russa produtora de softwares de segurança para a Internet, o Brasil é o campeão mundial de phishing. Liderando o ranking por três anos, o país divide o pódio com Portugal e Rússia; o segundo colocado, acreditam os especialistas, ocupa a posição graças a ataques de brasileiros a clientes de bancos portugueses.

 

O que é phishing?

É maneira pela qual os cibercriminosos conseguem enganar os usuários para que eles cadastrem documentos, como número de identidade e CPF, e senhas de banco ou cartão de crédito. Os infratores conseguem esses dados graças ao envio de e-mails e campos de login falsos, que muito remete a um ambiente virtual “confiável”.

 

Mesmo que você se considere uma pessoa antenada aos perigos do ambiente virtual, todo cuidado ainda é pouco. Para que você não seja a próxima vítima, a gente reúne neste artigo dicas importantes de combate ao phishing!

 

Confira o link

 

Não é tão óbvio quanto parece: a armadilha pode estar justamente no simples ato de não prestar atenção onde está clicando.

 

Observe atentamente aos caracteres da URL. Existem hackers que substituem letras por outras que são muito semelhantes, como I (maiúsculo) e l (minúsculo), ou então, trocam por símbolos de outros idiomas com grafia parecida. Evite, também, clicar em banners, links encurtados ou qualquer outra forma de esconder o link original.

 

Uma forma eficaz ‒ e simples ‒ de saber claramente para qual endereço você está sendo redirecionado é posicionar o cursor do mouse em cima do link, sem clicar. Os navegadores exibem uma prévia da URL, geralmente, no canto direito da tela. No celular, basta pressionar a tela em cima do link até que apareça uma janela que, entre uma opção e outra, revelará o link original.

 

Por fim, não se deixe enganar pelo mito do cadeado verde que aparece na barra de endereço. Há quem acredite que este é um símbolo que confirma a confiabilidade do site, no entanto, não é este o objetivo. Trata-se de um certificado SSL, que garante que os dados daquela transação não podem ser interceptados. Ou seja, a conexão é privada, mas não necessariamente segura. Mesmo os sites falsos podem conseguir esta certificação.

 

Habilite ferramentas de segurança

 

Nunca abra mão dos bons e velhos antivírus especializados em detectar sites com falha de segurança. Alguns modelos já oferecem serviço anti-phishing que barram sites com histórico de golpe, como o Avast e o Kaspersky. Além disso, os próprios navegadores de internet possuem plug-ins que enviam notificações sobre riscos de determinadas páginas.

 

Uma outra solução são os aplicativos responsáveis por gerenciar senhas, que protegem seus dados e permitem que você cadastre sites que podem realizar login e ter acesso à sua chave de segurança. Com isso, mesmo que você clique em um site falso de um banco, por exemplo, o acesso é automaticamente impedido.

 

Se mesmo depois de passar por todo este crivo, você ainda não sentir confiança no portal, utilize o WHOis. É um site onde você consegue descobrir quem está por trás daquele endereço e tem acesso a informações como nome da empresa, país de domínio e seus responsáveis.

 

Procure o histórico da empresa

 

Por mais essencial que seja se proteger com softwares modernos e atualizados, às vezes, apenas uma boa pesquisa pode te poupar de muita dor de cabeça! Existem portais, como Reclame Aqui, Proteste e Portal do Consumidor, que expõem denúncias e críticas a diversas empresas, incluindo os e-commerces. Órgãos públicos, como o Procon, também possuem levantamentos que ajudam o comprador a conhecer a reputação da marca.

 

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