Internet das Coisas: entenda e saiba como ela pode transformar sua vida

Internet das Coisas é um termo que já se tornou tão comum no nosso dia a dia que nós já o citamos sem muito pensar no significado e nas diferentes possibilidades de aplicabilidade. Nos últimos anos, essa expressão vem se tornado cada vez mais popular e aos poucos, invade setores mais diversos, ganhando, assim, notoriedade até entre quem não entende muito de tecnologia.

 

Se engana quem pensa que este é um conceito que só pode ser aplicado a backbones, centrais ou grandes máquinas. Tradução literal de “Internet of Things” ou simplesmente “IoT”, refere-se a expectativa de que cada vez mais objetos do seu dia a dia estejam conectados à internet se comunicando mutuamente e, com isso, sendo capazes de trocar e transmitir dados graças a softwares inteligentes.

 

Essa revolução, mais uma proveniente da transformação digital, pretende transformar as atividades cotidianas mais corriqueiras, dando funções e comandos via internet aos aparelhos da nossa casa, como geladeiras, aspiradores de pó, lâmpadas e ventiladores.

 

Até mesmo os comandos mais simples, como ligar, desligar ou alterar velocidade, ganharão um upgrade graças à internet das coisas. Por essa razão, este conceito não abarca computadores e smartphones, já que estes já foram desenvolvidos para navegação online.

 

Uma das ideias provenientes desta revolução é uma centralização dos comandos e funções. Ao invés de cada objeto vir com um controle, o que poderia agravar os índices de poluição tecnológica, o objetivo é que tudo possa ser controlado pelo seu celular smartphone conectado a uma rede Wi-Fi ou 4G.

 

Além dos comandos, o telefone também serviria para receber notificações dos aparelhos. Sua geladeira conectada a IoT enviaria ao seu aparelho uma mensagem para te lembrar de encher as garrafas d’água, por exemplo.

 

Mas não é só dentro de casa que a internet das coisas pode transformar o dia a dia. A segurança pública também já está sendo transformada graças à esta revolução.

 

Um exemplo claro disto são as câmeras instaladas nas ruas, que já conseguem enviar, em tempo real, as imagens para um drive, o que dificulta a perda de imagens e ainda facilita o acesso aos vídeos.

 

Se você tem uma loja, um modelo agregado a IoT que é um grande facilitador é o monitoramento do fluxo de visitantes. Com um sensor que envia dados à nuvem em tempo real, é possível gerar automaticamente relatórios que te ajudam a extrair dados sobre a movimentação do seu negócio, o desempenho da sua equipe, entre outras coisas.  

 

A IoT também enfrenta desafios para se popularizar. Devido a sua adição muito recente, ainda é um sistema suscetível a hackers, o que leva muita gente a temer por sua privacidade. No entanto, diversas inteligências e softwares já estão sendo desenvolvidas especificamente para garantir aos usuários cada vez mais segurança e confiabilidade.

 

Outra barreira ainda não quebrada pela IoT é a linguística. Apesar de já poderem ser facilmente encontrados no Brasil, estes objetos ainda contam com comandos apenas em inglês. É preciso dominar a língua para conseguir demandar as operações – especialmente, as de voz – da forma correta. Entretanto, no Brasil, já existem diversas startups e projetos acadêmicos voltados para a internet das coisas, o que deve melhorar e democratizar ainda mais nosso acesso a essas tecnologias.

 

A expectativa é que, nos próximos dois anos, a IoT atinja 20 bilhões de dispositivos ao redor do mundo. Segundo dados da Gartner, empresa desenvolvedora de diversas tecnologias, em 2017, existiam cerca de 8,4 bilhões de dispositivos conectados à internet das coisas, o que representa um crescimento de 31% em relação ao ano anterior.

 

No último mês, a Città Telecom esteve presente na Cisco Connect e Partner Forum 2018, organizado pela empresa homônima, uma das maiores referências mundiais de Internet das Coisas. No evento, realizado pela primeira vez no Brasil, foram expostas tendências e estudos sobre a conectividade das empresas.

 

Nossa presença no evento, tal qual nossa escolha em utilizar tecnologia Cisco em nossos equipamentos, é a reafirmação da nossa tendência de sempre buscar a melhor qualidade nos serviços de internet e telefonia, garantindo para você uma conexão estável e sem interferências.

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um Consultor Especializado Città agora mesmo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.