A Comunicação de Voz em Redes IP, chamada de VoIP, consiste no uso das redes de dados que utilizam o conjunto de protocolos das redes IP (TCP/UDP/IP) para a transmissão de sinais de Voz em tempo real na forma de pacotes de dados. A sua evolução natural levou ao aparecimento da Telefonia IP, que consiste no fornecimento de serviços de telefonia utilizando a rede IP para o estabelecimento de chamadas e comunicação de Voz.

 

O que é IP?

 

Todas as vezes em que você acessa a internet seu provedor de acesso identifica seu computador (ou outro equipamento como um telefone IP) por meio de um número chamado IP (internet protocol).

 

Este número pode ser fixo ou pode mudar a cada conexão com a internet dependendo do seu plano e tipo de acesso. Cada computador na internet tem um número e por este número todos os computadores que estão ligados na internet se comunicam. Este número é o protocolo IP.

 

A tecnologia VoIP – Telefonia IP

 

A grande vantagem da tecnologia VoIP é que ela permite que seja usado um canal de comunicação de dados de alta velocidade ( Fibra Óptica ALT ) para realizar as chamadas de voz como na telefonia convencional, porem sem os altos custos de um circuito exclusivo para voz que depende de sistemas comutados.

 

Como a voz é convertida para pacotes de dados, pode-se utilizar o mesmo meio de acesso para múltiplos serviços, como internet, intranet corporativa, telefonia IP (voz), IPTV/VoD, Videoconferência, Videochamada, etc.

 

Como Funciona a Telefonia IP?

 

A telefonia IP utiliza o mesmo princípio dos números de IP, cada computador ou telefone IP tem seu próprio número quando ligado a internet, assim como cada telefone convencional tem um único número.

 

As informações são passadas entre cada computador em pequenos fragmentos chamados pacotes, o protocolo IP é um programa capaz de fragmentar e depois unir os pacotes de informações em uma informação inteira.

 

Telefones para VoIP

Os serviços VoIP utilizam telefones apropriados para as redes IP, e que são muito diferentes, em complexidade, dos telefones analógicos convencionais, por serem digitais e possuírem recursos semelhantes àqueles encontrados nos computadores. Normalmente utilizam-se os seguintes tipos de telefones IP:

 

  • Computador: o próprio computador pode ser usado como telefone IP, desde que tenha uma placa de som, um microfone, alto falantes ou fones de ouvidos, e um programa do tipo softphone, que possui todos os recursos para funcionar como um telefone IP.

 

  • Adaptador para Telefone Analógico (ATA):é um dispositivo que funciona como um conversor de telefone IP para um telefone analógico convencional. O ATA é conectado a um acesso de banda larga (rede IP) e a um telefone analógico convencional, que pode ser usado normalmente para fazer e receber ligações do serviço VoIP contratado.

 

  • Telefone IP: é um telefone que possui todos os recursos necessários para um serviço VoIP. Para ser usado é necessário apenas conectá-lo a um acesso de banda larga (rede IP) para fazer e receber ligações do serviço VoIP.

 

Qualidade de conversação

 

A qualidade da conversação por meio da telefonia IP depende da velocidade de seu acesso a internet e da qualidade do aparelho utilizado.

 

Quando o acesso é lento podem ocorrer perdas de pacotes de informação ou atrasos em sua remessa de um computador a outro, o que causam falhas e qualidade baixa de som. Para maior qualidade do Fone ALT, a ALT disponibiliza o tráfego de dados priorizado dos outros dados, por meio do acesso Fibra Óptica ALT.

 

A Città Telecom oferece serviços de internet e Telefonia IP para empresas de todos os tamanhos, entre em contato e solicite uma visita de um consultor Città no telefone 3400-5000.

 

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